Gostei muito deste video, quero partilhar com vocês.....
Pro Didah
Este blog foi criado para trocar informações com outros profissionais na área de educação, sobre práticas pedagógicas.Além disso podemos nos comunicar sobre diversos assuntos.Conto com voces galera!!!!!!!
sábado, 27 de agosto de 2011
sábado, 20 de agosto de 2011
terça-feira, 26 de julho de 2011
Cantando o abc
Navegando pelos encontrei esta postagem e fiquei encantada.Assistam.
http://www.bebele.com.br/silabas-simples/
http://www.bebele.com.br/silabas-simples/
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Lição de casa
Adorei esta reportagem por isso postei para que você também possa ler ,refletir e tirar suas conclusões.
Especial

Lição faz bem
Entenda por que as tarefas são importantes e com que frequência devem ser aplicadas
Erika Nakahata
![]() | ![]() | |||||||||||
| ||||||||||||
![]() |
"Deve-se sempre considerar as habilidades que o aluno vai desenvolvendo com as lições, a fim de montar uma estratégia de aprofundamento ou resgate nas demais. Porém, o mais importante é verificar se o aluno realmente está desenvolvendo disciplina e postura de maior prontidão para o trabalho, pois a lição também é um instrumento de formação de alunos mais comprometidos e disciplinados", explica. O professor deve combinar a lição com o aluno de forma clara e ressaltar qual será a consequência caso não a cumpra. Se isso ocorrer, deve orientar o aluno e pedir que leve a tarefa novamente para casa, comprometendo-se a trazê-la no dia seguinte. "Na reincidência, a família é comunicada e o aluno utiliza um espaço dentro da própria escola para cumprir sua tarefa", comenta Dionéia Menin, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Albert Sabin, também da capital paulista.
Família atuante
O papel dos pais é fundamental. "A eles cabe propiciar o ambiente adequado e garantir a rotina para a realização das tarefas", define Dionéia, que completa: "A participação dos pais deve ser limitada à orientação. Nunca devem fazer a tarefa pelos filhos". De acordo com Muzinatti, os pais precisam incentivar os filhos e garantir que a atividade proposta seja cumprida. "A escola escolhida pela família tem um projeto, aprovado previamente pelos pais, e o aluno não pode ficar confuso quanto à parceria escola-família. Quando os pais criticam a grande quantidade de lições, passam a mensagem de que não confiam na escola, o que, para o aluno, é o mesmo que dizer que não precisa fazê-la", aponta. Por isso, se o professor sentir necessidade, vale a pena chamar os pais para uma conversa franca e expor a necessidade de os pais apoiarem a criança a fazer a lição.
![]() |
No Albert Sabin, a frequência está ligada à faixa etária. "Nossos alunos do maternal têm lição de casa uma vez por semana; os alunos do 1º ano fazem três vezes por semana e os do 5º ano, todos os dias", conta Dionéia. Mas, de modo geral, são aplicáveis todas as vezes em que novos conceitos e técnicas forem trabalhados em sala. "Dificilmente o aluno volta para casa sem tarefas, pois sempre terá informações novas nas aulas, as quais devem ser processadas para que aconteça o aprendizado. E, para que se tenha um nível de aprofundamento satisfatório, as tarefas devem ser incentivadas e cobradas, pois só se pode ter domínio de um assunto quando se teve a oportunidade de trabalhar com muitas situações envolvendo tal tema, e não somente situações clássicas", conclui Muzinatti.
Fonte: Editora Escala-Guia prático para professores do Ensino fundamental I
sábado, 16 de julho de 2011
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Projeto "Quem sou EU ? "
Este projeto faz parte da parte da primeira postagem em meu blog.Uma atividade referente ao curso Introdução à Educação Digital - Proinfo Integrado
Alunos atendidos: 1ªSerie
Duração:15 dias
Período::Fevereiro
*Temas a serem trabalhados:
*Minha história de vida:
*Quem sou eu?
*Como eu sou?
* História da minha familia:
*Quem são?
*Como eles são?
*Eu e minha escola:
*Onde estudo.
*Meus colegas.
Justificativa:
As atividades propostas posibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmos;levando-os a descobri-los,sentir que possuem um nome,uma identidade,e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa,na escola e na comunidade.
Objetivos Gerais:
*Indentificar dados pessoais relacionados á sua pessoa.
*Indentificar e registrar fontes históricas sobre sua vida.
*Compreender a hitória de seus colegas a partir de sua própria história.
*Revelar de diversas maneiras a auto-estima.
Desenvolvimento:
*Conversar com os alunos sobre o NOME,levantando as seguintes perguntas:
*Você gosta do seu nome?
*Quem escolheu o seu nome?
*Por que escolheu?
*Se você pudesse escolher outro nome qual seria?
*Montagem do Mural de Auto-retrato,com o nme de todos os alunos da sala.
*Caça palavra com o tema familia.
*Preenchimento de fichas de pesquisa sobre o aluno e sua familia.
*Explicação sobre a data de nascimento(certidão e carteira de identidade).
*Confecção de linha de tempo.
*Identificação de objetos pessoais.
*Conversa com aluno abordando as questões.
*Será que o lugar onde estudamos faz parte da nossa vida da nossa história.Por quê?
*O lugar onde estudamos sempres foi como hoje?Houve mudanças?Que mudanças vocês imaginaram?
Culminância:
*Montagem de albúns,textos coletivos ou individuais abordando a história do aluno e a sua história na escola.
Duração:15 dias
Período::Fevereiro
*Temas a serem trabalhados:
*Minha história de vida:
*Quem sou eu?
*Como eu sou?
* História da minha familia:
*Quem são?
*Como eles são?
*Eu e minha escola:
*Onde estudo.
*Meus colegas.
Justificativa:
As atividades propostas posibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmos;levando-os a descobri-los,sentir que possuem um nome,uma identidade,e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa,na escola e na comunidade.
Objetivos Gerais:
*Indentificar dados pessoais relacionados á sua pessoa.
*Indentificar e registrar fontes históricas sobre sua vida.
*Compreender a hitória de seus colegas a partir de sua própria história.
*Revelar de diversas maneiras a auto-estima.
Desenvolvimento:
*Conversar com os alunos sobre o NOME,levantando as seguintes perguntas:
*Você gosta do seu nome?
*Quem escolheu o seu nome?
*Por que escolheu?
*Se você pudesse escolher outro nome qual seria?
*Montagem do Mural de Auto-retrato,com o nme de todos os alunos da sala.
*Caça palavra com o tema familia.
*Preenchimento de fichas de pesquisa sobre o aluno e sua familia.
*Explicação sobre a data de nascimento(certidão e carteira de identidade).
*Confecção de linha de tempo.
*Identificação de objetos pessoais.
*Conversa com aluno abordando as questões.
*Será que o lugar onde estudamos faz parte da nossa vida da nossa história.Por quê?
*O lugar onde estudamos sempres foi como hoje?Houve mudanças?Que mudanças vocês imaginaram?
Culminância:
*Montagem de albúns,textos coletivos ou individuais abordando a história do aluno e a sua história na escola.
Assinar:
Postagens (Atom)








